Antes de tudo, a sigla MEI tem o significado de Microempreendedor Individual. É um nome usando por trabalhadores autônomos que estão atrás de obter um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e ter acesso aos seus direitos. Contudo, um MEI pode fazer a emissão de notas ficais sem a necessidade de pagar nenhum imposto. Porém e necessário fazer o pagamento mensal de R$55,00.
Um MEI é um trabalhador autônomo que tem o faturamento anual de até R$ 81.000,00. Porém, é necessário ter 18 anos no mínimo. Estrangeiros que possuem CPF e visto permanente também tem essa opção disponível.
O MEI só pode ser aberto se a pessoa não for trabalhador comprovado em carteira por nenhuma empresa. Ainda mais, servidores públicos ou profissionais intelectuais também não tem autorização para se torna um MEI. Contudo, pessoas no qual o CPF se encontra cancelado ou esteja com problemas no titulo de eleitor, não conseguira se cadastrar como um MEI.
Pessoas negativadas podem sim se torna um MEI. Dessa forma, as pessoas que possuem CPF negativado, nome sujo ou pendências de crédito em algumas instituições bancarias, Não terão problemas em se cadastrar como MEI. Isso porque, para se torna um você não passa por nenhuma uma analise de credito, Mas sim fara a abertura de uma empresa que não possuem ponto fixo.
Assim que uma pessoa faz o cadastro, já consegue liberar uma linha de credito específica para aquele cadastro, além de poder contratar funcionários e fazer a emissão de notas ficais. Ainda mais, os cadastrados conta com um ano de contabilidades grátis, garantia de aposentadoria além de poder usar todos os direitos trabalhista de um microempreendedor. Contudo, o seus impostos são reduzidos e simplificados.
A abertura de uma empresa é algo simples. Primeiramente, o interessado precisa primeiro ler a lei nº 128/2008 para ter acesso a informações sobre esse processo. Esse é um passo importante para saber quais são os meios permitidos para um microempreendedor. Além disso, um boa opção e ir verificar com a prefeitura de sua cidade quais as normas permitidas para seu negocio.
Assim que tiver feito esse processo, você já pode se cadastrar no site oficial do empreendedor . Nesse site o interessado conseguirá fazer o cadastro. Logo após esse ponto, é necessário escolher o nome fantasia de sua empresa, Escolher as atividades que serão feitas em sua empresa, e o negocio principal que sua empresa ira gerenciar.
Logo após e necessário descrever seu negócio, se será como ambulante, online etc. Contudo, ao termina de preencher esses dados você ira colocar um endereço fixo com CEP rua e cidade. Quando todo o processo estiver feito, o interessado receberá um código de verificação em seu celular para obter acesso ao site.